04 junho 2012


Márcio Renato Trindade
Assessoria Esportiva
CREF: 048266-G/SP
´
Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício
e Treinamento Resistido (IBEP/Faculdade
Medicina da USP - Geriatria);
Formado em Educação Física;
Extensão em Treinamento Esportivo, Gi-
nástica Laboral, Musculação e Nutrição
Esportiva;
Personal Trainer e Instrutor de Musculação;
Atuou nas Academias Fórmula, Monday e
Arqui Fitness Center (Colégio Marista Ar-
quidiocesano).


Exercício Físico e Saúde

Você algum dia já parou para pensar por que devemos fazer exercícios físico?  Muitas pessoas não só se perguntaram sobre este assunto, como exclamam de boca cheia que não gostam de realizar tal atividade.
Para aqueles que se identificaram com essa resposta, aí vão alguns motivos que devem mudar a visão sobre exercitar-se.
O homem moderno, graças à evolução tecnológica tornou-se extremamente sedentário. Um exemplo disso é o fato de não nos levantarmos nem mesmo para trocar o canal da televisão, função atribuída ao controle remoto. Diante desse fato, combinado com uma alimentação rica em Calorias (na sua maioridade em forma de gorduras saturadas), nosso organismo acaba ficando exposto ao que chamamos de doenças crônico degenarativas, tais como hipertensão arterial, dislipidemias (colesterol e triglicerídios com taxas elevadas), diabetes, osteoporose  dentre outras.
Porém infelizmente não paramos por aí! Quem não sente dores nas costas, no pescoço ou percebe que fica extremamente cansado em subir um lance de escadas. Isso se deve ao fato de sua aptidão física estar prejudicada em função de falta de uso! Quando cito aptidão física, me refiro à força, resistência e flexibilidade para realizar atividades simples do cotidiano e não atividades esportivas de alto rendimento. Mas infelizmente muitas pessoas ainda não dão valor a isso. Vão começar a questionar esses declínios na aptidão física após certa idade, onde o simples fato de levanta-se da cadeira torna-se extremamente difícil.
Além dos fatores acima descritos, pode-se dizer que o sono, bem como o estresse vivido em nosso cotidiano acabam melhorando em função do exercício físico, sendo estes de tamanha importância no que se refere ao rendimento no trabalho.
Estes são apenas alguns motivos para realizar exercícios físicos e claro, associado a um bom hábito alimentar, sempre sob supervisão de um profissional de Educação Física combinado com Nutricionista capacitados e credenciados.

Márcio Renato Trindade




Nenhum comentário: